O gás SF6 (Hexafluoreto de Enxofre) é um gás artificial, incolor, inodoro não combustível e quimicamente muito estável. Seu peso é 5 vezes superior ao do ar. 

As moléculas do gás são compostas por um átomo de Enxofre (S) e seis Flúor (F6). 

O SF6 é muito utilizado em equipamentos elétricos devido a suas características de isolante, refrigerante e excelente desempenho na eliminação do arco elétrico. Estima-se que 80% do uso do SF6 é feito no setor elétrico.  

 

No que diz respeito ao tema dos gases de efeito estufa, enquanto o tema atual se concentra no CO2, também existem outros gases que contribuem para esse fenômeno. 

O gás Metano (CH4) está sendo bastante comentado no momento, pois seu potencial de aquecimento global (PAG) é cerca de 30 vezes maior que o do CO2.  

 

Pois bem, o SF6 tem um PAG, segundo o órgão de meio ambiente dos Estados Unidos (EPA), 23.500 (mais de vinte mil vezes!) vezes maior que o CO2 e seu tempo de vida na atmosfera está estimado em 3.200 anos! 

 Isso significa que, assim como acontece com outros gases, conhecidos como gases F (CFC, HFC, NF3, entre outros) haverá no futuro uma maior preocupação com o SF6. 

Evidentemente já existem empresas especializadas no manuseio e descarte do SF6. 

Contudo, devido ao pequeno volume utilizado em equipamentos de Média Tensão, o custo relativo destas operações será muito elevado em face do custo do equipamento. 

Em outras palavras, quem usa SF6 atualmente está adquirindo um passivo ambiental futuro. 

Preocupada com isso a Schneider Electric desenvolveu uma nova geração de painéis compactos de Média Tensão sem o uso de SF6. Esses são os painéis da linha AirSeT                                                                                          

   Os painéis AirSeT utilizam disjuntores a vácuo e chaves compactas a ar.

   

Conheça os painéis AirSeT no vídeo ao lado.  

Clique no video e assista.

 

Esse novo painel é 100% compatível com os painéis existentes, de forma que qualquer ampliação dos antigos painéis SM6 pode ser feita com os painéis AirSeT sem nenhuma necessidade de adaptação. 

Além disso, devido às novas tecnologias, os painéis AirSeT tem uma vida útil 33% maior que os painéis SM6, utilizam materiais mais modernos e são totalmente conectáveis, atendendo os preceitos da eletricidade 4.0. 

 

Assista mais vídeos sobre o AirSeT nos links abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=rjRusyiGr9c  

GM AirSeT Green and Digital Primary MV GIS | Schneider Electric - YouTube 

Take the Next Step Toward Grids of the Future with RM AirSeT | Schneider Electric - YouTube 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por Maintenance Service © 2024